Como aproveitar melhor os armários de cozinha

Parece loucura, mas existem maneiras de aumentar o espaço do armário de cozinha sem aumentar o tamanho do armário. São truques que otimizam a área interna do móvel, aumentando a praticidade e a capacidade de armazenagem.

Subdivisões nos vãos

Em um armário ou gabinete simples, existem as laterais e as portas, além de uma ou várias prateleiras. Mas o vão entre essas prateleiras é relativamente grande, e se quisermos aproveitar o espaço ao máximo, os utensílios de cozinha, que normalmente são pequenos, acabam ficando em pilhas muito altas, dificultando o acesso às peças de baixo. Com isso acabamos não criando as pilhas, e perdemos o espaço superior de cada vão livre.

suporte-gaveta-cromado-arthi

Podem ser colocadas, então, prateleiras soltas dentro desses espaços, com mini-estantes ou então com mini-prateleiras penduradas nas prateleiras, ou então outros tipos de suporte para parte de baixo da prateleira. Assim os objetos ficam mais fáceis de serem retirados mesmo com todo o vão aproveitado, porque não ficam mais apoiados uns sobre os outros.

espaço-armários-de-cozinha-2-cec

Objetos nas portas

As portas também são espaços que ficam perdidos quando o armário é mais profundo do que os objetos guardados dentro dele. E mesmo se toda a profundidade interna do móvel for utilizada para colocar vários objetos, uns na frente dos outros, fica mais difícil de pegar os que estão atrás.

espaço-armários-de-cozinha-3-aramado-com

Nessas situações podem ser colocados pequenos nichos, prateleiras ou até mesmo ganchos ou barras para pendurar pequenas peças na porta do armário, tomando o cuidado de não deixar nada na mesma altura das prateleiras internas, para não impedir que as portas fechem normalmente.

Prateleiras retráteis ou gavetas

Muito comuns em armários de canto, em que o fundo fica sempre difícil de ser alcançado, as prateleiras retráteis podem ser usadas em qualquer armário para deixar todos os objetos mais à mão. Isso também faz com que possamos guardar mais coisas dentro do armário, pois a parte de trás não fica inutilizada.

espaço-armários-de-cozinha-1-iecob

Os gavetões têm o mesmo resultado, e é por isso que são indicados para aumentar a praticidade dos armários de cozinha sob as bancadas, que são profundos e têm normalmente uma divisão no meio, tornando o alcance do fundo, na parte de baixo da prateleira, sempre muito complicado. Armários simples são mais vantajosos apenas em termos de economia, pois são mais baratos, e também para guardar objetos maiores, como panelas muito grandes, baldes ou eletroportáteis.

post original em http://dicasdearquitetura.com.br/como-aproveitar-melhor-os-armarios-de-cozinha/

Fechar Menu
WhatsApp chat