Solução para iluminação em ambientes pequenos

plafon

Iluminar bem uma casa requer cuidado. Ainda mais quando essa o ambiente tem tamanho reduzido. É preciso estar atento para não deixar um espaço exageradamente iluminado ou escuro demais. Uma ótima pedida para iluminar esses ambientes é o plafon, uma luminária no formato de um “prato” redondo ou quadrado que acaba espalhando a luz da lâmpada.

Os ambientes podem ser iluminados pelo plafon de duas formas: a direta e a indireta

Na indireta, a lâmpada irradia em direção ao teto a luz desejada, tornando-a bem mais suave e envolvente. Lembrando que esse recurso funciona com excelência em paredes claras, pois essas refletem a luz, ampliando seu alcance. Enquanto que em paredes de tons escuros, isso não ocorre, sendo necessária uma maior quantidade de luminárias, ou ainda, optar pela iluminação direta.

Na forma direta, como o próprio nome diz, é quando a luz é mirada diretamente no ambiente ou objeto. Nesses casos, mais ainda do que nos de iluminação indireta, o tipo da lâmpada usada é importante. As convencionais emitem muito mais calor que as fluorescentes, que emitem mais do que as de led. Parece bobagem, mas é incômodo estar em um jantar ou no sofá e começar a suar pelo fato da luz estar acesa.

Como iluminar os ambientes corretamente?

Salas e quartos: Na sala, usar essas luminárias com luzes em tons amarelados e distribuídos tornam o lugar bem acolhedor e agradável. No quarto, a iluminação indireta é a melhor pedida. Trazendo tranquilidade e descanso. Em caso de precisar de uma iluminação mais direta, opte por um abajur ajustável para ajudar em anotações, leituras ou trabalhos.

Corredores: São espaços pequenos, mas que precisam de iluminação adequada. Plafons próximos ao teto fazem uma iluminação mais direta.

Banheiro: É preciso atenção especial a esse espaço. Plafons acoplados a cúpulas são indicados para que o vapor d’água não entre em contato direto com a lâmpada. Acrílico e vidro leitoso são os materiais mais indicados.

Cozinha: deve ser muito bem iluminada, principalmente pelo manuseio de fogão, vidros, facas e outros objetos cortantes ou perfurantes. Iluminação direta é o mais indicado, de preferência, lâmpadas acima dos 80 IRC (Índice de Reprodução de Cor).

fonte: http://blog.e-lustre.com.br/solucao-iluminacao-ambientes-pequenos-conheca-plafon/

Fechar Menu
WhatsApp chat